Google Shopping Inventário Local

O Google Shopping Inventário Local é uma funcionalidade muito interessante onde você poderá disponibilizar seu estoque físico no Google Shopping deixando visíveis os produtos que você possui na loja e que não possuem. 


Configurando o feed Google Shopping Inventário Local na Moovin

  1. Acesse o menu Ferramentas → Sites de Comparação. Você visualizará dois Feeds já cadastrados na sua loja. São eles: Google Shopping - Atualização do inventário de produtos localGoogle Shopping - Inventário de produtos local 

  2. Clique para editar no primeiro feed, que será o Google Shopping - Atualização do inventário de produtos local. Neste Feed, você deverá configurar quais produtos deve ser exibido e quais centros de distribuição você quer disponibilizar. 

  3. Depois que configurar os produtos a serem exibidos e demais configurações, clique em salvar.

  4. Volte para a listagem de Sites de Comparação e clique em editar no feed Google Shopping - Inventário de produtos local. Este feed é mais completo, ele serve para complementar os dados cadastrais do produto com base no código vinculado ao outro feed que constará a loja de disponibilidade. Faça as mesmas configurações de exibição de produtos para que os dois feeds tenham informações coerentes. Após as configurações serem realizadas, clique em salvar


Ativando o programa Google Shopping Inventário 

  1. Entre no painel do Merchant Center e cliente no ícone de 3 pontos ao lado do seu Avatar. Localize o menu Programas do Merchant Center.

  2. Após entrar no menu de programas do Merchant Center, localize o programa Anúncios de inventário local. Clique em Primeiros Passos.  Será exibido um pop-up confirmando se você possui pelo menos uma loja física. Ao final clique em Participar. 

Cadastrando o país do Feed 

  1. Localize o menu Anúncios do inventário Local  que estará disponível no menu lateral esquerdo na parte inferior

  2. Ao entrar neste menu, clique no ícone (plus) e selecione o país Brasil.

  3. Após selecionar o país, abrirá alguns campos para que seja finalizado o cadastro. Preencha todos os campos conforme é solicitado.

  4. O Google Irá validar sua URL de politicas de entregas e o e-mail de contato para que possa autenticar a veracidade das informações. Não temos o tempo estimado para essa verificação. 


Atualizando o código da loja no Google Meu Negócio

  1. Na Moovin você deverá coletar o código referente ao centro de distribuição. Navegue por Configurações → Lojas → Centro de distribuição. Copie o(s) código(s) da(s) sua(s) loja(s). 

  2. Entre no painel Google meu Negócio e altere cada loja física referente ao código coletado no painel Moovin. 



Inserindo a URL dos Feeds de Inventário local 

  1. No painel do Merchant Center, localize o menu Produtos → Feed e clique no ícone (plus) para adicionar um feed principal.

  2. Abrirá uma nova página onde você deverá escolher os seguintes campos: Tipo - Produtos Locais, País de venda - Brasil, Idioma - português. Após realizar essas configurações, clique em Continuar 

  3. Escolha a opção Busca Programada e dê um nome qualquer ao seu feed local. 

  4. abrirá uma nova página onde você poderá dar um novo ao arquivo, a Frequência de busca (Recomendamos diariamente), Hora da busca (Recomendamos 00:00), Fuso horário (Recomendamos GMT-03:00 São Paulo [América/Sao_Paulo]) e Url do arquivo que será nesta estrutura: http://www.nomedaloja.com.br/api/comparadores/googlelocalproducts, O Nome do usuário e Senha deve ser deixado em branco.

  5. Clique em Continuar para salvar as modificações.


Inserindo a URL do Feed Complementar do Inventário Local 

  1.  No painel do Merchant Center, localize o menu Produtos → Feed e clique no ícone (plus) para adicionar um feed principal. Clique em Adicionar Feed de Inventário Local.

  2. Abrirá uma nova página onde você deverá selecionar os seguintes campos: Modo - Padrão, Tipo - Inventário de produtos local, País de venda - Brasil, Idioma - Português, Unidade monetária - Real Brasileiro. 

  3. Escolha a opção Busca Programada e dê um nome qualquer ao seu feed complementar local. 

  4. Abrirá uma nova página onde você poderá dar um novo ao arquivo, a Frequência de busca (Recomendamos diariamente), Hora da busca (Recomendamos 00:00), Fuso horário (Recomendamos GMT-03:00 São Paulo [América/Sao_Paulo]) e Url do arquivo que será nesta estrutura: http://www.nomedaloja.com.br/api/comparadores/googlelocalproductsinventory, O Nome do usuário e Senha deve ser deixado em branco.

  5. Clique em Continuar para salvar as modificações.


Informação

Após a instalação, deve-se aguardar o Google validar o feed local e o(s) código(s) da(s) loja(s) para que os produtos sejam exibidos corretamente no Google Shopping. O processo pode demorar até 15 dias. Caso passar desse prazo e a sua loja não for validada, recomendamos entrar em contato com o suporte do Google.